Apresentação

A Igreja Presbiteriana Central do Gama (IPCG) é uma igreja cristã, vinculada à Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nossa história

Estando os presbiterianos sem trabalho nesta cidade satélite em formação, buscando alimento espiritual em outras igrejas, o casal Manoel Nascimento e Ana Nascimento pediu à Igreja Pioneira para iniciar a obra. Atendendo ao pedido, o Conselho da referida Igreja, em sua Reunião Ordinária do dia 08 de Abril de 1961, tomou as providências iniciais, ficando o Rev. Paulo Coblentz autorizado a dar início aos trabalhos de construção de uma capela.

Início dos trabalhos

Os primeiros trabalhos nas casas dos crentes – Os primeiros trabalhos foram realizados na casa de Abílio Coelho, passando depois para a casa do senhor João Gonçalves de Melo. No dia 20 de agosto de 1961, foi inaugurada a capela da Primeira Congregação. No dia 5 de Junho de 1962, a segunda capela, e em 6 de Junho 1964 foi inaugurada a capela da terceira congregação.

Escola Dominical – A primeira escola dominical foi fundada no dia 20 de agosto de 1961, com 57 pessoas presentes, sendo matriculados naquele dia, 39 alunos.

Obreiros – O Evangelista Waldemar Rose foi o primeiro obreiro a pregar nesta cidade satélite, pioneiro do trabalho Presbiteriano no início da construção da nova Capital. O Pastor a dar assistência pastoral foi o Rev. Paulo Coblentz, missionário da Missão Oeste do Brasil, residente em Taguatinga. Os obreiros residentes no Gama foram:

Gideão Lili e esposa Maria Gonzaga Lili, que trabalharam como evangelistas no período de 1962 a 1963. Em 28 de Janeiro de 1964 chegou o casal de evangelistas Jesus João de Toledo e Alice Maria da Silva Toledo, que permaneceu aqui até o de 27 de Janeiro de 1969. Também, passaram por aqui os Evangelistas Manoel Marçal de Souza e sua esposa Ana Corrêa Marçal, Crispim Dias e esposa. Os pastores residentes no Gama foram: Rev. Etelberto Garthrell, Rev. Terencio Mulford e Rev. Richard Swayse.

Presbíteros e Diáconos – Na primeira eleição de presbíteros, foram eleitos os irmãos: Sebastião Alves Ferreira, Belarmino Rodrigues Florindo Avelar, Paulo Gonçalves Borges e Sebastião Vieira. Na primeira eleição de diáconos foram eleitos os irmãos: Jonas Correa Peres, Adílio Alves Ferreira, Manoel Nascimento, José Alves de Almeida e Raimundo Felix da Costa.

Organização do trabalho – A comissão deliberou que a organização da Igreja, eleição, ordenação e instalação dos oficiais seria realizada no dia 17 de agosto de 1969, no templo da Igreja, na Área Especial, módulos 30/31, na Cidade satélite do Gama, Distrito Federal.

*Informações retiradas e adaptadas do primeiro livro de atas da IPCG, aberto em 17 de Agosto de 1969.

O que cremos

Cremos em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Cremos em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Cremos no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém